quarta-feira, 8 de abril de 2015

1920 - Anos Loucos

Cabelos

Marcel Waves

O Marcel Waves era o penteado mais popular da época, caracterizado por ondas bem marcadas e definidas no topo da cabeça e no comprimento dos cabelos, principalmente nos fios curtos. Para reproduzir o estilo, as mulheres aplicavam fixador nos cabelos e faziam ondas rente à raiz. Para que o ondulado ficasse bem marcados, alguns grampos eram presos na horizontal.
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Bob Cut

O corte de cabelo curto e reto conhecido como "Bob" surgiu na primeira década do século XX e foi consagrado em 1918 pela estilista francesa Gabrielle Bonheur Chanel, a Coco Chanel. A partir aí, o modelito também o passou a ser chamado de corte "Chanel".



La Garçonne

Louise Brooks foi uma das personagens mais marcantes da década de 1920 com os fios curtíssimos e a franja reta caindo sob os olhos. O corte, chamado "La Garçonne" fez a cabeça das moças da época, um representante perfeito do novo estilo da mulher que eram mais práticas, não vestiam mais espartilhos, bebiam licores fortes, fumavam, conduziam e iam trabalhar.



Acessórios

Outra curiosidade bacana sobre os anos 20 é sobre a importância dos acessórios usados, do qual era uma regra chamar mais a atenção do que o seu valor material, ou seja, não importava se era jóia ou do que e como era feito e sim se ele era chamativo! E nisto madame Chanel teve grande importância com seus colares de pérolas falsas e bijuterias luxuosas. Os chapéus perderam volume e os modelos touca eram mais adequados a modernidade daqueles anos extravagantes e glamorosos.



Headband

A "headband" é um acessório cheio de história e sempre ganhou adaptações conforme cada período. De origem grega, a peça já foi decorada com flores, ouro, prata, e, na década de 20, as aplicações em joia trouxeram o conceito de exclusividade. Além de segurar os fios lisos e curtos ou os penteados super ondulados, o acessório trazia todo o glamour da -Art Déco- para os cabelos. Numa versão mais simples, a peça de tecido também fazia sucesso em looks diurnos.






Cloche

Em francês, o termo significa ‘sino’. E é exatamente esse o formato do modelo tipicamente feminino e que é marca registrada da moda dos anos 20. (Apesar dele permanecer fantástico e atual ainda hoje). Sua característica marcante é a copa ajustada à cabeça com abas redondas e curtas que podem ser viradas para cima. Também é chamado cloche aqueles modelos que têm abas com aspecto ‘folgado’ e que ficam soltas sobre a testa. Indicado para dias frios, porque esquentam a cabeça, ou nos dias de sol, porque protegem um pouco o rosto. Com ele, dá para compôr um look retrô e super femininos.




Sapatos

À medida que as baínhas foram subindo, as pernas e os pés ficaram subitamente à mostra e os sapatos tinham de ser tão belos quanto práticos. Os sapatos esplendorosos – de saltos altos e tiras – eram o símbolo do hedonismo sem freio daquela época.
Por volta de 1920, as mulheres libertaram-se, o mesmo acontecendo com os seus pés. Adaptações de modelos masculinos como o sapato de trabalho e o Oxford proliferavam.
O sapato boneca com pulseira abotoada no tornozelo, com salto baixo, foi originalmente criados para crianças. No entanto, durante esta década, este modelo foi muito usado pela mulher.



Maquiagem

Durante a vibrante década de 1920, as mulheres mudaram suas concepções sobre comportamentos aceitáveis em público, assim como também no que dizia respeito à sua aparência. A maquiagem estava em alta: muita maquiagem. 
A influência das estrelas do cinema mudo como Theda Bara e Clara Bow, assim como as tendências vindas do leste, contribuíram para o estilo da tão almejada pele branca como neve. Geralmente, as mulheres conquistavam esse visual usando pó de arroz. O rouge era usado com moderação, mais para criar contornos, deixando os efeitos dramáticos para os olhos e lábios.



O batom vermelho vinho era a única opção disponível, sendo aplicado em grandes quantidades e com frequência, os lábios ganhavam forma de coração. As sombracelhas eram bem feitas e super finas, as vezes eram totalmente removidas e substituídas por um simples traço de lápis como uma nova sombracelha. A maquiagem dos olhos, quanto mais dramática e pesada, melhor. O kohl, feito de fuligem, chumbo e gordura de ganso, era aplicado por todo o olho, além de ser usado como delineador. Para finalizar o visual, era usada a primeira forma de rímel: um bloco de cera que as mulheres derretiam e aplicavam com um bastão alaranjado.





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