segunda-feira, 13 de abril de 2015

Gilbert Adrian - A Moda nos Anos 30

Adrian Adolph Greenberg



Adrian , foi um americano figurinista cujos figurinos mais famosos foram para O Mágico de Oz e outros Metro-Goldwyn-Mayer filmes dos anos 1930 e 1940. Durante sua carreira, ele desenhou figurinos para mais de 250 filmes e seus créditos de tela normalmente lido como " Vestidos por Adrian ". Na ocasião, ele foi creditado como Gilbert Adrian, uma combinação do nome de seu pai e de seu próprio.





Adrian trabalhou com algumas das maiores estrelas femininas do dia como Greta Garbo , Norma Shearer , Jeanette MacDonald , Jean Harlow , Katharine Hepburn e Joan Crawford . Ele trabalhou com Crawford 28 vezes, Shearer 18 e Harlow 9. Ele trabalhou com Garbo ao longo da maior parte de sua carreira. Adrian estava atrás de roupas de assinatura de Crawford com grandes ombreiras , que mais tarde gerou uma tendência da moda.





Adrian era o mais famoso por seus vestido de noite projetos para essas atrizes, um talento exemplificado em As Mulheres . As Mulheres (1939), filmado em preto e branco, originalmente incluído um desfile de moda de 10 minutos em Technicolor , que contou com designs mais outré de Adrian; muitas vezes cortada em exibições de TV, ela foi restaurada para o filme por Turner Classic Movies . Adrian também era bem conhecido por seus figurinos extravagantes, como em O Grande Ziegfeld (1936) e opulentos (se não historicamente exato) vestidos de época, como os de Camille (1936) e Maria Antonieta (1938).


Adrian é talvez mais conhecido por seu trabalho no filme clássico de 1939, O Mágico de Oz . Adrian projetou para o filme sapatos de lantejoulas vermelho-rubi para Judy Garland .O que poucos sabem é que o modelo utilizado no filme não foi a primeira criação de Adrian para Dorothy. Houve um primeiro modelo considerado um pouco exótico que, hoje, pertence a atriz Debbie Reynolds. Todo o figurino de Dorothy foi de Adrian, apesar de o vestido ser azul, a criação original era vermelha.


Adrian deixou MGM em 1941 para montar a sua própria casa de forma independente, embora ele ainda trabalhou em estreita colaboração com Hollywood.

Nenhum comentário:

Postar um comentário